sexta-feira, 30 de maio de 2008

Anomalias PCBs


Atrofiamento das asas e patas posteriores a uma concentração 1ppm

Modelo: Drosophila melanogaster
É ao nível dos cromossomas que se verificam as mutações que condicionam a expressão de determinados fenótipos (conjuntos de características visíveis manifestadas por cada ser).No entanto, este fenótipo pode ser manipulado alterando as características manifestadas por cada ser, nomeadamente através da aplicação de produtos de elevada toxicidade, existentes no meio ambiente em grandes concentrações, os PCB’s. Os PCB’s, ou bifenis policlorados, foram utilizados em sistemas de refrigeração no anos 60 e retirados, posteriormente, do mercado devido aos elevados níveis de toxicidade que apresentam.Numa terceira fase do nosso trabalho, dedicámo-nos à aplicação destes produtos durante a confecção da papa, que actua como alimento e meio das moscas.Para a realização desta actividade utilizaram-se soluções contendo PCB’s em diferentes concentrações, que se misturaram com a papa que serve de alimento para a Drosophila melanogaster. Os ensaios realizados englobaram as concentrações de 3µm e 30µm bem como uma solução alcoólica aos quais se juntaram o controlo e o duplicado de todos os ensaios.(Projecto Drosophila melanogaster)

2 comentários:

ash disse...

Olá! Tomei conhecimento do vosso trabalho numa notícia de jornal. Chamo-me Ana Horta e sou aluna de doutoramento no Instituto Superior Técnico. Sou Engenheira do Ambiente de formação e escolhi, como tema de doutoramento,o desenvolvimento de modelos de avaliação da contaminação de solos. O meu caso de estudo é, precisamente, a Barrinha de Esmoriz para a qual disponho de alguns dados de contaminação recolhidos em trabalhos anteriores. Estou também a desenvolver um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia direccionado para o estudo da contaminação na Barrinha. Estamos a planear uma nova amostragem que se irá realizar este ano. Neste contexto, pergunto-vos se não estariam dispostos a fornecerem-os mais informaçoes sobre os vossos dados de PCB's (em que locais foram analisados, quando) e nós poderiamos partilhar igualmente novos dados que obteriamos em futuras campanhas. Obrigado, desde já, pela vossa atenção.

Bom trabalho e parabéns pela vossa iniciativa.

Ana Horta

CERENA/IST
http://cmrp.ist.utl.pt/

Sérgio Almeida disse...

Os dados recolhidos foram cedidos pela Câmara Municipal de Ovar. Este documento foi elaborado pela SIMRIA no âmbito de uma avaliação da contaminação da Barrinha de Esmoriz. Estamos dispostos a ceder as informações relativas aos PCBs.

Um dos nossos projectos consiste na elaboração de um novo modelo de biomonitorização, utlizando o modelo Paracentrotus lividus. Este novo modelo introduz novos testes e parâmetros nos bioensaios aplicados ao ouriço-do-mar.

Deixo o meu contacto:
sergioalmeida88@gmail.com

Sérgio Almeida